Inauguração da Exposição «Trajes do Meu País» no Museu Municipal

Mostra está patente até ao dia 13 de maio

3 de abril de 2018
Inauguração da Exposição «Trajes do Meu País» no Museu Municipal
O Presidente da Assembleia Municipal, Jorge Machado, presidiu à inauguração da exposição de pintura intitulada “Trajes do Meu País”, da autoria de António Moreira, que decorreu no dia 24 de março de 2018, no Museu Municipal.
A inauguração contou com animação musical protagonizada pelo Grupo de Danças e Cantares “Os Moleiros” de Sta. Maria de Cárquere, que apresentou algumas cantigas e danças tradicionais.

A mostra, que poderá ser visitada até ao dia 13 de maio de 2018, conta com uma série de pinturas que representam os trajes tradicionais das diversas regiões do país, incluindo 8 quadros baseados nos trajes da nossa terra, usados pelo Grupo de Danças e Cantares “Os Moleiros” de Sta. Maria de Cárquere e pelo Rancho Folclórico e Etnográfico de S. Miguel de Anreade.

António Casimiro Moreira nasceu em Braga a 6 de abril de 1936.
Fez a instrução primária e por dificuldades económicas não prosseguiu os estudos.
Iniciou a sua atividade como litógrafo, mais tarde desempenhou funções de desenhador gráfico e durante quarenta e três anos foi diretor de produção de  uma empresa gráfica de embalagens.
Em 2006, num encontro fortuito com o pintor Gil Maia, nasce o gosto adormecido pelo desenho e pintura. Assim, inscreve-se nas aulas do referido pintor dando início a uma nova etapa da sua vida.
A convite do Sr. Presidente da junta de freguesia onde habita faz a sua primeira exposição.
Até ao momento realizou diversas exposições com diversos temas, as últimas das quais foram no Museu do Vinho do Porto e nas Caves Porto Cálem.

Adicionar comentário