"(...) Continuaremos a pugnar pela melhoria da qualidade de vida dos Resendenses, por encontrar soluções de emprego estáveis e pelo desenvolvimento sócio-económico do nosso Município. (...)"
ler mais...

Rota da Cerejeira, da flor à cereja

Data
de 25/03/2018 a 09/07/2018

A Rota da cerejeira, da flor à cereja é uma proposta de roteiro para uma das experiências mais intensas que levará de Resende.

De março a abril, o florescimento das cerejeiras confere às encostas do Douro, no concelho, um manto branco que transforma este território num cenário de paisagens deslumbrantes quase irreais.

As cerejas de Resende, cheias de doçura e graciosidade são um dos ex-libris do concelho e o fruto de excelência desta terra que, pelas condições climatéricas, aqui amadurecem precocemente e dinamiza um número significativo da população, na azáfama da apanha que se estende de abril a julho. Em algumas quintas poderá participar da experiência de colher este maravilhoso fruto.

Não havendo flor ou cereja, propõe-se a passagem pelos principais locais de produção que apresentam fortes motivos para uma visita como o Centro Interpretativo da Cereja ou o Parque Fluvial de Porto de Rei.

O Festival da Cereja, que se realiza no fim de semana seguinte ao 4.º domingo de maio, é um evento que todos os anos conduz milhares de visitantes ao centro da vila de Resende para num ambiente festivo e de muita animação apreciar as deliciosas cerejas de Resende.

De março a julho, a Câmara Municipal promove visitas guiadas pela Rota da Cerejeira, da Flor à Cereja, num percurso de rara beleza proporcionado pelo manto branco das cerejeiras em flor que cobre as encostas do rio Douro e pelas deliciosas cerejas que abundam nos cerejais.

Programa de março/abril
  • Visita guiada ao Museu Municipal de Resende e Centro Interpretativo da Cereja
  • Tour por S. João de Fontoura - S. Pedro de Paus - S. Martinho de Mouros - Barrô, para observar o manto branco do cerejal em flor e fotografar
  • Festa da Cerejeira em flor - S. Pedro de Paus - 25 de março 2018
Programa de maio/junho/julho
  • Visita guiada ao Museu Municipal e Centro Interpretativo da Cereja
  • Visita aos cerejais com possibilidade de apanha de cerejas em algumas quintas
  • Festival da Cereja - Resende - 2 e 3 de junho 2018
Inscreva-se, não perca a oportunidade de assistir a este cenário maravilhoso e deliciar-se com as cerejas de Resende. As inscrições são válidas para grupos com um mínimo de 20 pessoas.

A ficha de inscrição deverá ser preenchida, digitalizada e enviada por e-mail para museu@cm-resende.pt ou por CTT para a Câmara Municipal de Resende Av. Rebelo Moniz – 4660 212 Resende, com a antecedência mínima de 15 dias relativos à data pretendida. Qualquer esclarecimento, poderão contactar o Museu Municipal de Resende, através do seguinte telefone: 254877200.