"(...) Continuaremos a pugnar pela melhoria da qualidade de vida dos Resendenses, por encontrar soluções de emprego estáveis e pelo desenvolvimento sócio-económico do nosso Município. (...)"
ler mais...

Museu promove atividades para os mais novos

Alunos partem à descoberta da Rota do Românico

22 de dezembro de 2017
Museu promove atividades para os mais novos
No âmbito da exposição “Rota do Românico. Uma experiência fundada na História.” que se encontra patente no Museu Municipal, até ao dia 21 de janeiro de 2018, o Município desenvolveu diversas atividades dirigidas às crianças do pré-escolar, do 1.º e 2.º ciclos que se encontram a frequentar o programa “Férias na Câmara”.
Assim, entre os dias 18 e 21 de dezembro, os alunos tiveram oportunidade de participar em pequenas representações teatrais com personagens (criadas pela Rota do Românico) alusivas à Idade Média, como o Rei Afonso e a Rainha Mafalda. Realizaram puzzles em 2D e 3D, pinturas, recortes, montagens de maquetas dos monumentos de Resende que integram a Rota do Românico e participaram numa atividade onde descobriram as personagens da Idade média na paisagem.

Através de uma apresentação partiram numa viagem pelo território do Sousa, do Douro e do Tâmega, à descoberta dos 12 municípios e dos 58 monumentos que constituem a Rota do Românico, as famílias que por cá viveram, bem como as características da arte românica.

Realizou-se, ainda, uma sessão de leitura sobre as histórias infantis criadas pela Rota do Românico, nomeadamente: "Diogo e o mistério das sete pedras" e "Mafalda e a luz", dirigida às crianças do pré-escolar.

Com as atividade realizadas, as crianças adquiriram, de uma forma lúdica e divertida, mais conhecimentos sobre a história de D. Afonso Henriques, o primeiro Rei de Portugal, e também as aventuras e conquistas que levaram à fundação do nosso país. Também descobriram quem foi Egas Moniz e a importância que a sua família teve no território dos vales do Sousa, Douro e Tâmega.

Adicionar comentário