"(...) O ano de 2017 começará bem, dia 2 de janeiro reabrirá o nosso Tribunal. Dá-se, assim, cumprimento ao prometido pelo atual Primeiro-Ministro e que premeia o empenho do atual Executivo Camarário que tanto lutou para o conseguir. (...)"
ler mais...

Museu: «Recolher para preservar»

Data
de 02/11/2016 a 31/12/2017

Museu: «Recolher para preservar»
“Recolher para preservar” consiste num projeto integrado no programa das comemorações dos 10 anos do Museu Municipal de Resende que permite a participação de qualquer pessoa e que tem como objetivo procurar nas diferentes freguesias do concelho, um objeto característico que se enquadre nas grandes temáticas das coleções do Museu Municipal de Resende: etnografia e arqueologia ou outras com relevância para o estudo da História Local.

Pretende também que se recolha o objeto, assim como  toda a informação possível sobre o mesmo,  e se proceda ao preenchimento de uma ficha de inventário a entregar no Museu Municipal de Resende juntamente com o objeto (no caso de ser um objeto que necessite de transporte, devem entregar apenas a ficha e solicitar no Museu transporte para o trazer para o Museu).

O seu depositante será a pessoa que efetuar a recolha e, por isso, a sua memória perpetuará pelos tempos futuros, possibilitando às gerações seguintes um encontro intergeracional entre objetos que já pertenceram aos avós e que agora podem ser visitados no Museu pelos filhos e netos e gerações futuras.

É simples! Basta não deitar fora aquele objeto que pertenceu ao avô ou avó ou alguém especial e que de qualquer forma contribui para o enriquecimento da  História do concelho e prolongar-lhe a vida, entregando-o no Nosso Museu!

Apelamos por isso ao Vosso contributo nesta iniciativa!

Para começar apresentamos um desafio:

-Alguem conhece o objeto da fotografia? É uma chapa metálica com o n.º de registo de um carro de vacas, ou seja a matricula de um carro de vacas. É pena não ser do nosso concelho.Alguém tem destas matriculas do concelho de Resende? O carro de vacas do Museu precisa de matricula!!